terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Intolerância Religiosa.


Obs: Esse texto é minha(Diego Luz) visão sobre esse tema, não é a visão do EJC, a partir da minha visão chamo o assunto a discussão!

Depois de muito escutar sobre o tema, de muito ver verdadeiras demonstrações de Intolerância Religiosa(que aliás só pra relembrar é crime), resolvi escrever um pouco sobre o mesmo. Penso que nós católicos devemos tomar muito cuidado quando formos falar de outras religiões, devemos antes de criticar alguém, primeiro conhecer profundamente a nossa religião!

Apesar de não conhecer bem as Leis da Igreja Católica, penso que os ensinamentos de Jesus estão acima de tais Leis, e esse texto será embasado nisso!

Jesus no momento da crucificação tinha ao seu lado dois ladrões e um foi salvo por Ele, essa história todos sabemos, o que eu chamo atenção de todos é que em nenhum momento fala-se em religião, fala-se sim em arrependimento, fala-se sim em Misericórdia de Deus em relação a nós. Falo isso pois quero que todos relembrem a Parábola do Filho Pródigo, pois o que seria, para nós Católicos, as outras religiões se não "Filhas Pródigas".
Relembrando a Parábola do Bom Samaritano, mais uma vez, não é dito nada sobre o Bom Samaritano, não fala nem o nome dele, fala apenas que é um BOM SAMARITANO.

Falo tudo isso, pois não é minha intenção entrar na discussão qual religião é certa ou errada, pois seria uma discussão sem sentido. Mas é minha intenção mostrar que não devemos julgar as pessoas que frequentam outras religiões, pois não somos NADA! Não temos esse Direito de julgar se religião A ou B é errada! E julgando, podemos estar nos condenando sem saber! Pois nosso conhecimento é limitado e só quem sabe a Verdade é Deus!

Pra exemplificar pego a Parábola do Bom Samaritano e digo que o Bom Samaritano é um Budista, e mais, digo que o mesmo é uma pessoa que apesar de não reconhecer Jesus como Salvador, é uma Pessoa boa de coração que pratica a caridade e não deseja mal a ninguém. Fica a pergunta esse Budista será condenado só porque não é católico? Melhorando a Pergunta: Jesus(para nós Católicos) condenará esse Budista porque o mesmo não seguiu em vida sua religião?
Acho que se respondermos pela condenação estamos dizendo que Jesus é egoísta! Pois se o mesmo Jesus nos disse que pratiquemos o bem, a caridade, que amemos os próximos, condenar uma pessoa que faz isso, pra mim é ser egoísta!

Não sou ninguém para dizer se alguém vai ser condenado ou não, só quero mostrar que a visão de Jesus não temos como falar, só Ele sabe, só Ele nos conhece interiormente, pois Religião não é sinônimo de Salvação.

"Eu sou o caminho a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não por mim!" Não interpretem isso de forma literal! Jesus não está morto, Ele vive em seus ensinamentos, Ele vive enquanto tiver bondade em nossos corações! Pra ir ao Pai você precisa seguir o que Jesus nos ensinou, não necessariamente seguir uma religião!

Cuidado com os julgamentos, Primeiro nos preocupemos com Nossa Salvação, pois um Ladrão foi salvo com um arrependimento profundo antes da morte, e quem julga não sabe que está errando, acha aquilo certo, e quando você acha que está certo não tem como se arrepender!

"Amemos ao próximo como a nós mesmos!" Independente de cor, religião ou sexo! Respeitemos a visão de nossos irmãos!

"Se você vive julgando as pessoas, não tem tempo para amá-las" Madre Tereza de Calcutá




14 comentários:

  1. Boa Deby!!

    Concordo com você, mas acho que você está interpretando tudo ao pé da letra e meio que acaba sendo restrita demais!

    Como disse no texto a Salvação nos será dada por Deus, independente de religião! Não disse que as obras poderiam salvar e que a verdade só Deus conhecia.

    Te deixo uma pergunta, uma tribo de indigenas do interior da Amazônia que teve pouco ou quase nenhum contato com o Cristianismo, pra você estaria condenada só por não aceitar Jesus como seu Salvador?
    Como eu disse no texto, não sejamos restritivos, Jesus vive em seus ensinamentos, é Verdade que a Salvação(opinião pessoal) só Ele dará, mas Ele não julgará se você o aceitou ou não, Ele conhecerá seu intimo, se você era uma pessoa boa ou má, se você fez por merecer ou não essa tão almejada Salvação! Pois até mesmo quem aceitou Jesus como Salvador pode ser condenado, pois aceitar por aceitar é muito fácil!

    ResponderExcluir
  2. Bom, respondendo a sua primeira pergunta eu não sei se te dizer. Existem respostas que a nossa limitada mente humana não alcança. Isso só saberemos quando Jesus voltar. Mas devo te dizer que é nossa missão ir por todo mundo e pregar o evangelho a TODA criatura. Essa é a minha e a sua missão. As pessoas precisam saber que existe sim um Salvador que as amou tanto ao ponto de entregar a Sua vida.

    Jesus é o melhor presente que podemos ganhar e quando gostamos de um presente, compartilhamos com os outros, vc não acha? O outro ponto é que concordo plenamente com vc. Aceitar Jesus implica em arrependimento e em entender o significado da cruz de Cristo. De Deus não se zomba. Deus não é trouxa. Ele nos conhece intimamente e Ele sabe a realidade do nosso coração. Ele sabe quando o nosso coração está alinhado com as nossas atitudes. Aceitar a Cristo é reconhecer o que Ele fez por mim e reconhecer que somente Ele pode me conceder a salvação.

    A salvação é simples, Diego. Como falei anteriormente, as obras serão um resultado natural na vida daquele que verdadeiramente se entregou a Cristo. Para concluir, concordo com vc mais uma vez. O fato de uma pessoa ter aceitado a Cristo não significa que ela está salva, pois como disse antes, não adianta eu aceitar a Cristo e o meu coração está distante dEle. Deus deseja se relacionar com o ser humano. Deus nos criou para que tivéssemos um relacionamento pessoal com Ele. Foi por isso que Jesus veio ao mundo; para restabelecer a nossa comunhão com Deus.


    Deus é amor. Quando amo a Deus de coração a condenação já não é mais um problema para mim. Eu não posso me relacionar com Deus por medo; Ele me ama e tem um propósito para cada um de nós. É importante que se entenda isso! Se uma pessoa tem um relacionamento com o verdadeiro Deus, não importando a sua religião, eu posso dizer que essa pessoa foi justificada e os seus erros perdoados.

    ResponderExcluir
  3. Diego!
    Concordo com você quando diz que religião não é sinônimo de salvação, pois apenas aqueles que seguem os ensinamentos de Jesus serão salvos(eu acho).Porem, até aqueles que seguem a religião deixada por deus e não seguem seus mandamentos não serão salvos!

    ResponderExcluir
  4. Pois é a intenção do post, é alertar pra intolerância religiosa, Devemos respeitar e até aceitar(pois respeitar está a um passo de ser intolerante)
    Devemos compreender que Deus nos AMA incondicionalmente, e só Ele pode nos julgar, mais ninguém!
    Eu tenho grandes amigos de outras religiões e faço questão de me relacionar com eles, não deixem sua religiosidade afetar no tratamento com seus irmãos, pois para Deus somos todos irmãos!!

    ResponderExcluir
  5. Debora
    devemos sim, levar para todos a salvação e não só para amigos que precisam, mas também pra aqueles que idolatram outros deuses, pois essas pessoas possuem outros ensinamentos e assim não saberão os verdadeiros ensinamentos que traz a salvação. A salvação que digo não é levar a pessoa a sua igreja ate por que placa de igreja não traz salvação a ninguém!

    ResponderExcluir
  6. Olá Elanna,
    Devemos tomar muito cuidado pra não ser intolerantes, como já disse algumas vezes devemos respeitar as escolhas de todos!
    Evangelizar pra quem não tem religião é uma coisa, evangelizar pra quem já possui uma não faz sentido!
    Cada um tem direito de seguir os deuses que quiser, e muitas vezes somos intolerantes por não respeitar isso, e por falta de conhecimento na nossa própria religião e principalmente na dos outros. Vejo muitas pessoas comentarem que religião A ou B é do demônio e etc, então Fica a pergunta como posso criticar algo que não conheço?

    ResponderExcluir
  7. olá diego,
    a questão não é evangelizar a quem precisa, ou a quem não precisa. O que falei anteriormente foi que devemos alerta as pessoas que idolatram outros deuses, pois estão seguindo ensinamentos diferentes, eu falo isso por que eu conheço algumas. Só ressaltando em nenhum momento julguei alguma religião!então fica a pergunta como ser salvo seguindo uma religião que idolatra outros deuses se não conhece os ensinamentos de deus?

    ResponderExcluir
  8. Religião não salva ninguém.Comentário perfeito, pois somos salvos pela graça e misericórdia de Jesus Cristo.

    Qual seria então o papel da religião? Desde a morte de Cristo,ele instituiu sua igreja(apóstolos),primeira comunidade de fé a fim de propagar seu santo evangelho e levar a salvação a todos os que creem.Então, na igreja, em comunidade buscamos os mesmos objetivos,caminhamos de mãos dadas, pois como diz o ditado, a união faz a força.Porém, se somos firmados na rocha e temos convicção da nossa fé, devemos propagar a boa-nova.Inclusive pra pessoas que professam outro credo.Uma coisa é a intolerância, situação esta caracterizada por não aceitação e repúdio à crença do outro, outra coisa é a omissão,situação de simplesmente aceitar o credo alheio, mesmo sabendo que não está de acordo com a Bíblia.Por exemplo,devemos sim evangelizar um amigo espirita, pois estaremos sendo obedientes às palavras do Mestre.Ele aceitar o que você fala já é outra história mas sua parte já foi cumprida.

    ResponderExcluir
  9. Boa Elanna e BH!

    Respondendo a Elanna e meio que respondendo ao BH também: Enquanto a Salvação cada religião tem sua idéia diferente, a nossa é uma(onde nós cremos como verdade absoluta), a de outras religiões são outras(onde elas também crêem como verdade absoluta). O que eu falei no texto e no comentários que fiz foi de uma perspectiva católica, enfocando que quem segue outras religiões pode sim dentro do nosso credo ser salvo, pois isso para nós vai depender da pessoa e da misericórdia de Deus!
    Quando enfocamos outros deuses, quando pegamos nossa verdade absoluta e tentamos entrar no campo de outras religiões estamos sendo intolerantes! Não concordo com o BH quando ele fala da evangelização do amigo espírita, pois para o espírita no seu credo ele está buscando a salvação, dentro de sua verdade!
    Quando Verdades que se dizem absolutas se chocam não tem como discutir, pois ambas estão certas, pois ambas tem um perspectiva diferente!
    Esse é o X da questão, quando você tenta forçar sua verdade absoluta a outra religião, você entra no campo da Intolerância!
    Como convencer alguém que sua religião é correta e a dele é errada??
    Você BH se fosse o contrário e se fosse o espírita te convencendo que a nossa religião é a errada?? Você gostaria??
    Se ele fizesse isso estaria sendo intolerante, estaria querendo dizer que a nossa religião é errada!
    E mais uma vez entre verdades absolutas não há o meio termo! Há a aceitação e o respeito!

    ResponderExcluir
  10. E disse-lhes:Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.Quem crer e for batizado será salvo, quem porém,não crer será condenado."
    Marcos 16:15

    O próprio texto sagrado,após um mandamento bem explícito,nos mostra que nem todos irão crer, isso é uma questão bem pessoal.Mas cabe a nós,como cristãos conhecedores do infinito amor do Pai, propagar esse amor,anunciar o evangelho, não somente com a boca mas com nossa própria vida; testemunhar através de nossa existência.

    Se assim não for, estaremos sendo omissos em relação a tantos tipos de crenças.Se pensarmos assim, não faremos nada ao vermos muçulmanos sacrificarem inocentes crendo numa jihad,numa guerra santa; ficaremos inertes crendo que o candomblé,com seus rituais de magia negra, são corretos pois quem pratica tem convicção de ser uma verdade absoluta,acha que está no caminho da salvação.

    Se um amigo kardecista viesse tentar me doutrinar,usaria meus argumentos dos quais tenho convicção.E isso não é intolerância, é uma discussão salutar,que apesar de possivelmente não chegarmos a um denominador comum, é importante dentro de um processo de dialética.

    Para ilustrar o que falei:Os Testemunhas de Jeová fazem um trabalho muito bonito de pregação da palavra.Possivelmente todos nós já recebemos uma dupla de TJ em casa.É obrigado acreditarmos?Não.Eles deixarão de fazer o trabalho se ninguém acreditar?Não.É intolerância eles irem até a casa de católicos,evangélicos,judeus,ortodoxos etc tentar vender o peixe deles?Não,simplesmente estão cumprindo bem o que Jesus nos ordena.

    Pra finalizar, como dito anteriormente, a intolerância é uma coisa bem diferente,entendida como uma não-aceitação da forma como o outro é.Não somente no aspecto religioso,como cultural,étnico etc.Uma tentativa de imposição na "marra" do que penso, e definitivamente não é isso que o criador nos admoesta quando exorta que amemo-nos uns aos outros.

    ResponderExcluir
  11. BH entendi agora, realmente não é ser intolerante propagar seu credo, Mas a ponte é bem estreita quando tentamos propagar nossa crença para outras crenças, deve-se tomar bastante cuidado!

    Discordo de você em um ponto, apesar deu não conhecer bem a religião mulçumana, eu conheço um pouco do Candomblé, por ter vários amigos dessa religião, e por diversas vezes tirar dúvidas como isso ou aquilo funciona, e a pergunta que te faço é o que a religião tem a ver com a maldade das pessoas?

    Da mesma forma, vemos notícias ruins de pessoas que utilizam a nossa religião para outros fins(pra não precisar exemplificar)

    Obs: Acho esse debate bastante produtivo, gostando muito do teor das discussões e espero que mais pessoas se envolvam nas discussões, e que vocês me mandem temas ou textos para novos posts! Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Oi Pessoal.
    Bem, assunto muito importante a ser discutido! Na minha visão, a intolerância é algo muito sério, ainda mais quando se trata de religião, afinal de contas, Deus a institui para firma e unir, e não para separar. E como o proprio Cristo Jesus disse: quem sois vós para julgar?!
    Então, ninguém tem esse direito, posso ate mesmo achar errada, mas cabe a mim, respeitar e tentar mostrar o certo!
    Agora ai entra o perigo, porque nas maioria da vezes não sabemos mostrar, e acabamos afastando a quem deveriamos juntar.
    E vale lembrar também, que cada um tem seu pensamento critico, e traz as suas proprias convicções!
    Por isso, as discurssões são arriscadas, porem quando educadas, válidas!
    Mas, finalizando, penso que poderiamos e mais do que isso, deveriamos sim, levar o Cristo que conhecemos e amamos a toda a criatura, mas da forma como o Proprio Jesus levou, no amor e na mansidão.
    Ja dizia um sábio: As palavras podem convercer, mas, os testemunhos Arrastam!
    Entao, sejamos acima de tudo Testemunhos Vivos da Magnificência do Pai!

    A Paz e o Amor de Cristo Esteja nos Vossos Corações

    ResponderExcluir
  13. Com certeza Diegão o intuito é esse, trazermos à discussão temas que só vêm a acrescentar.E quanto mais opiniões,melhor pois podemos descobrir pontos de vista nunca d'antes imaginados.

    Ps:Só pra responder tua pergunta.

    Indubitavelmente a maldade humana é independente de religião.Acontece que muitos seguidores radicalizam,chegando a cometer atos no mínimo reprováveis.Como exemplo, já citei os homens-bomba islâmicos,sacrificam sua própria vida e a de inocentes tendo em vista um paraíso virginal.Já em relação ao candomblé, posso ter me expressado mal,mas pelo que sei nos rituais de magia negra,animais são sacrificados e muitas vezes também partes de corpos humanos.



    "Acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição."

    Colossenses 3:14

    ResponderExcluir
  14. ... acredito que todos buscamos a salvação, todos nos queremos poder enxergar os olhos de cristo de maneira verdadeira pura, alguns pegam caminhos mas longos, outros caminhos mas curtos, alguns pegam caminhos bem mas dificeis, mas bem na nossa essencia temos um meta em comum que é chegarmos ao pai.
    obs: "... Pedro tu es pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja..." ( por inspiração do espirito santo de deus pedro torna-se o nosso primeiro papa, e iniciador da igreja crista catolica apostolica romana).

    ResponderExcluir