quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Religião, Política e Realidade Social!


O ano de 2010 foi um ano importante, a pouco tempo tivemos eleições! A maioria das pessoas não sabem ou fingem não saber que essa decisão tomada vai ter um reflexo importante em nossas vidas durante os próximos 4 anos!

Lembro-me de acompanhar algumas missas na Igreja do João XXIII, e sempre via o Pe. Flávio alertar sobre as eleições, tomava às vezes um grande tempo pra falar de Política nas missas. Lembro também que havia uma insatisfação de muitas pessoas que sempre falavam coisas do tipo: "La vem falar besteira" "O que tem a ver Política e Religião?" "Esse não é o espaço para isso", e coisas do tipo. Então, deixo uma pergunta, será mesmo que um acontecimento que vai marcar nossas vidas por 4 anos não é assunto pra falar nas Santas Missas?

Fico me perguntando qual o papel de um Padre na comunidade, e uma palavra sempre teima em vir sozinha após essas reflexões:"Orientação"!
Se um Pe. tem o papel de Orientar a comunidade, e a missa sem sombra de dúvidas é o momento em que essa comunidade se encontra reunida, mais que isso, se encontra concentrada nas palavras de seu Orientador, então não vejo outro momento para um Pe. falar em Política.

Antes que alguém venha comentar, Mas essa Orientação é espiritual, é de fé e etc, me deixem falar os problemas que podemos enfrentar nos próximos 4 anos, frutos de uma má escolha, frutos de uma venda de votos, frutos de pessoas que simplesmente não estavam nem aí, pois não se enganem o não posicionar-se é uma forma de posicionamento!


Nos próximos 4 anos, poderemos ter aumento do tráfico de drogas, aumento do desemprego, continuação do péssimo ensino público e todas as outras mazelas enfrentadas por nossa sociedade(ia descrever mais algumas, mas acho que não é necessário).

Sabe o pior disso? Nesses 4 anos vamos ter que escutar pessoas que não estavam nem aí pra essas eleições, que venderam os seus votos e etc, dizer que as pessoas se drogam porque o diabo está com elas, que não existe falta de emprego e sim pessoas preguiçosas, que inclusive conhece várias pessoas na favela que são trabalhadoras, e dizer vários outros absurdos que prefiro não colocar aqui!

Agora a revelação! A culpa das pessoas não terem emprego, estarem drogadas, terem uma péssima educação, num é do Diabo não! Pasmem, a culpa é nossa! A culpa é de quem vendeu seu voto, a culpa é de quem desdenhou da Política na Igreja, a culpa é de quem não estava nem aí para as eleições, a culpa...

Deus nos deu uma Constituição belíssima, se vocês não sabem lá têm todos os Direitos previstos! Aí Deus só nos pediu uma coisa pra nós: "Elejam democraticamente os seus representantes para que estes possam efetivar seus Direitos que Eu previ!" Me digam como respondemos a Deus?
Quem sabe daqui a 4anos!


Na foto: Pior que tá não fica? Sempre pode piorar!

6 comentários:

  1. Assunto interessante!
    Concordo, que realmente é apropriado e necessário uma instrução dos padres a assembleia, ate que essas não tirem o foco do real valor de uma missa. Mas, no mais, as pessoas devem sim, serem concientizadas do peso de suas responsabilidades como cidadãos!
    E, a sociedade, realmente tem uma mania muito feia, de jogar a culpa de tudo para o encardido inimigo de Deus, quando na verdade o que pesa nas nossas decisões, são nossos escrúpulos, nossa vontade e infelismente, muita vezes a nossa Falha Humanidade!
    Deixamos que o Corpo corrompido pelo pecado, supere o Espirito chamado a semelhança de Deus.
    Então, juntando o util, que é justamente toda a falta de ordem no mundo, ao agradavel, a nossa errada vontade, aumentamos as mezelas da humanidade.
    É bem verdade, que o encardido inimigo de Deus, se faz muito presente, na pobreza espiritual da sociedade atual, mas, Deus nos deu, a autoridade de batizados, para dizer, por hoje não, e todos os dias da vida.
    Então, que os padres, sejam sim, instrutores de Cristo, em todos os temas, apresentando todo o dicernimento do Espirito Santo.
    E que a Vontade de Deus possa se realizar em nossa pobre Humanidade!

    A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Bom texto!

    Mas que uma coisa fique bem clara.Temos uma dupla cidadania: cidadãos do céu e da terra.
    Magistralmente, Jesus calou os líderes judaicos com as célebres palavras: Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Com isto, Jesus estabeleceu a importante questão de que o cristão é cidadão de dois mundos: o terrestre, com todas as obrigações a ele inerentes, e ao mundo celeste com todas as implicações que isto acarreta.

    O cristão não pode viver alienado no mundo, pois é sal e luz, vivendo para fazer uma diferença saudável na comunidade; mas sem se esquecer de sua cidadania celestial, atuando como embaixador de Deus, na linguagem de São Paulo, para com os que estão à sua volta, a começar pelo marido, esposa, filhos, parentes e amigos.

    Diante dos conflitos e reivindicações dos mundos: o do Céu e da terra, tu meu irmão e minha irmã deves sentir dentro de ti as palavras de Jesus em Mateus 6,33: buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, saiba que o Reino de Deus e a Sua justiça têm prioridade. Como disse Pedro: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens (Atos 5:29). Mas, se as reclamações do mundo não se chocarem com os do reino de Deus, então o cristão deve atender às palavras de Paulo: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. Não podeis ter divida de alguém, senão a divido do amor Rom 13:7. 8. Ou melhor, Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus! Escolha pois a Deus e viverás!

    ResponderExcluir
  3. Sou bastante a favor da concientização politica, e mas a favor ainda que essa iniciativa parta de nossos diretores espirituais (santos padres), porém sabemos que um melhor esclarecimento político na nossa sociedade é um trabalho que requer um tempo e uma exclusividade muito grande.
    Entretanto não sou muito a favor que este determinado assunto venha a ser discutido durante a celebração da santa eucaristia, pois corremos um grande risco de em determinados momentos perdemos o verdadeiro significado da santa celebração. E PARA SERMOS DEMOCRATICOS DEVEMOS RESPEITAR A OPINIAO DE CADA PESSOA SE QUER OU NAO COMENTAR SOBRE DETERMINADOS ASSUNTOS.
    Mas seria super bacana se o nossos santos padres que sentem-se mas a vontade de falar sobre politica determinassem um tempo a fazer um CONVITE a toda comunidade para em momentos mas oportunos debaterem sobre o que seria uma conciencia politica.
    ass- victor

    ResponderExcluir
  4. Boa Victor!

    Não concordo que pode perder o significado das Celebrações!
    E não só Política deve ser falado para mim, qualquer assunto relevante pode e deve ser dito, pois tudo está interligado! Muitos evangelhos quando interpretados trazem consigo problemas que enfrentamos até hoje, assim os assuntos vão se puxando!
    Além disso tem o momento dos avisos que também pode ser usado!
    Marcar um momento pra discussões é muito bacana, mas quanta pessoas iriam?? Acho que um público reduzido iria! Volto a repetir que não vejo melhor momento para isso, pois uma boa parte da comunidade está ali reunida!

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião acredito que atualmente os Pe. devem sim orientar as suas ovelhas para as melhores escolhas, não as escolhas que ele(O pastor)acha que são certas, mas alertá-los para um pensamento critico e tomada de decisões que a própria comunidade julgue correta. Realmente existe um risco grande de um pe., utilizando de seu poder, influenciar sua assembléia. Mas também cabe a consciência de cada um, dos padres e da comunidade, de discernir palavras ditas e filtrar palavras escutadas.

    ResponderExcluir
  6. Esse é o tipo de portal que leva pra santidade!
    Coisas que edificam na NET!

    ResponderExcluir