terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Machismo!

Vou tentar postar mais daqui por diante, pelo menos um post por dia!

Um tema bastante polêmico, pelo pouco que pude pesquisar, é o do Machismo na Igreja Católica. Achei vários blogs criticando a Igreja por atitudes ou por ensinamentos machistas. Como exemplo esses blogs postam várias passagens bíblicas de caráter machista!

Confesso que não tenho uma opinião formada sobre o assunto, mas os argumentos usados provando o machismo da Igreja em determinados assuntos são bastante plausíveis. Resumindo as passagens que eram dadas como exemplo, mostra que as mulheres deviam ser submissas aos homens e as punições para mulheres eram sempre mais severas. Além de darem exemplos de atitudes tomadas pela Igreja.

É inegável que vivemos numa sociedade machista, onde mulheres precisam de uma Lei específica(Lei Maria da Penha) para serem defendidas de homens que acham que podem tudo em relação as mulheres.

Com o objetivo de termos uma opinião formada sobre o assunto, gostaria que vocês dessem suas opiniões, já que o tema tem um caráter importantissimo, pois muitas injustiças são cometidas por causa de um machismo desenfreado, que pode muitas vezes estar embasado em religiões. De ante mão penso que na maioria dos casos são interpretações mal feitas de pessoas preconceituosas que acham que a mulher é um objeto do homem.

Na foto: O preconceito brasileiro pode ser pior que qualquer preconceito no mundo! Pois o mesmo é mascarado, é invisível! APESAR de todos saberem que ele existe! Não o admitimos!
O PRIMEIRO passo para fugir de um preconceito é se admitir Preconceituoso!

5 comentários:

  1. Infelizmente é um fato ainda presente na sociedade brasileira!

    ResponderExcluir
  2. Também não tenho minha opinião formada sobre o assunto!
    Mas acredito que na igreja católica existe muito machismo, pelo o fato de não existir uma figura feminina para celebrar uma missa!

    Alguém pode me explicar por que?

    ResponderExcluir
  3. Boa Italo e Elanna!

    Pois é, também tenho várias perguntas em relação a isso!

    Alguém sabe explicar?

    Hábraços!

    ResponderExcluir
  4. Assim, acredito que existe uma certa distorção nesse aspecto.
    Tenho certeza que as pessagens bíblicas, não trazem uma ideia de "machismo", até porque deve-se levar em consideração, que naquela epoca, os profetas viviam numa sociedade patriarcal! E o salienta-se na palavra de Deus, é um respeito e não uma submissão!
    Mas, a sociedade foi distorcendo os valores, e criando sim, infelismente um "machismo"!
    Agora é importante lembrar, que "patriarcal", não é necessariarmente "machismo". E que RESPEITO, não é sinônimo de SUBMISSÃO!
    E quanto aos cargos da igreja, que de fato são em sua maioria, de homens, não sei explicar especificamente o porque! Mas, certeza, esta tudo escrito no Catecismo da Igreja Católica!

    ResponderExcluir
  5. valeu vivi!
    vou ler Catecismo da Igreja Católica!

    ResponderExcluir