quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Dê seu SIM [parte 2]

Vou aproveitar o post do Ítalo, que tão bem colocou os exemplos de SIM que foram dados ao Senhor, para falar desse SIM pela ótica de quem já trabalhou em EJC. Falarei, especialmente, pra galera que vai trabalhar pela primeira vez.

Vários sentimentos podem nos levar a dizer SIM. Podemos ir pelos amigos, pela curiosidade, por gratidão ao que vivemos no nosso EJC etc. E todos esses sentimentos têm importância.

Entre todos nós que já vivenciamos um EJC, ninguém é melhor que ninguém, no máximo, os mais antigos têm mais experiência. Então, não há nenhuma função que seja grande demais pra você. E não há função menor ou menos importante. O EJC só acontece se todos derem SIM ao que forem chamados.

Outra coisa que tem que ficar muito clara: NÓS ESTAREMOS PARTICIPANDO DE UM ENCONTRO COM CRISTO! Isso também vale pra quem está trabalhando. Esse encontro com Cristo não é só pra quem tá vivenciando o EJC. Todos nós temos a chance de reencontrá-Lo e pra alguns, será a hora de encontrá-Lo verdadeiramente. Isso mesmo, trabalhando nós temos a oportunidade de ter um encontro muito profundo com Deus.

Muitos de nós saímos muito empolgados do EJC e pensamos que realmente encontramos Cristo. Mas uma ou duas semanas depois, deixamos o mundo nos engolir de novo e voltamos a ter a mesma vida de antes daqueles 3 dias. Está chegando mais uma chance pra que possamos decidir quem queremos seguir.

Quando trabalhamos no EJC, várias características que norteiam o comportamento dos cristãos são colocadas à prova, como por exemplo: humildade, paciência, saber perdoar e amor ao próximo. E é nessa hora que todos aqueles sentimentos citados no 2º parágrafo desaparecem se o maior sentimento que nos guia não for a vontade de ser de Deus.

Vamos viver essa experiência! E digo sem medo: servir a Deus através do EJC é MUITO MAIS MASSA que fazer o EJC. Digam seu SIM e me cobrem depois.


Não esqueço o que fez por mim, entregando sua vida em meu lugar. Nunca ninguém, Senhor, me amou de modo assim. Eu descobri: ao seu lado é meu lugar.

Real em Mim – Rosa de Saron

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dê seu SIM! Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos.


“Como bons administradores da multiforme graça de Deus, cada um coloque à disposição dos outros o dom que recebeu” (1 Pedro 4, 10)


O III EJC da Paróquia Imaculada Conceição está se aproximando, e os jovens ficam na expectativa de saberem para qual função foram escalados. Os convites já estão perto de ser feito, agora é necessário que você dê o seu SIM. Esteja preparado para dizer SIM, independente em que equipe você esteja, pois Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos. Na bíblia está cheia de exemplos claros onde Deus capacitou seus escolhidos. Moisés, que é chamado para libertar o seu povo do Egito, protesta e diz: “Perdão, meu Senhor, eu não sou um homem de falar, nem de ontem nem de anteontem, nem depois que falaste a teu ser; pois tenho a boca pesada, e pesada a língua”. O SIM que Moisés deu a Deus libertou o povo de Israel.

Outro exemplo é Davi, escolhido como segundo rei de Israel por Samuel, era o mais improvável candidato entre os filhos de Jessé. De fato, quando o profeta foi a Belém, a mandato de Deus, para o ungir o novo rei, Davi não estava nem entre os candidatos, mas se encontrava no campo, com o rebanho do pai, pois era o mais jovem da família, o menos experiente. Contudo, foi exatamente ele o escolhido.


Maria deu seu SIM: "Sim, eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a Vossa Palavra"! O convite será feito, aceitar ou não só depende da sua vontade e perseverança.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Declaro-me Vivo!

"Saboreio cada momento. 
Antigamente me preocupava quando os outros falavam mal de mim. Então fazia o que os outros queriam, e a minha consciência me censurava. Entretanto, apesar do meu esforço para ser bem educado, alguém sempre me difamava. Como agradeço a essas pessoas, que me ensinaram que a vida é apenas um cenário! Desse momento em diante, atrevo-me a ser como sou.

A árvore anciã me ensinou que somos todos iguais.
Sou guerreiro: a minha espada é o amor, o meu escudo é o humor, o meu espaço é a coerência, o meu texto é a liberdade.

Perdoem-me, se a minha felicidade é insuportável, mas não escolhi o bom senso comum. Prefiro a imaginação dos índios, que tem embutida a inocência.

É possível que tenhamos que ser apenas humanos. Sem Amor nada tem sentido, sem Amor estamos perdidos, sem Amor corremos de novo o risco de estarmos caminhando de costas para a luz. Por esta razão é muito importante que apenas o Amor inspire as nossas ações.

Anseio que descubras a mensagem por detrás das palavras; não sou um sábio, sou apenas um ser apaixonado pela vida.

A melhor forma de despertar é deixando de questionar se nossas ações incomodam aqueles que dormem ao nosso lado .

A chegada não importa, o caminho e a meta são a mesma coisa.
Não precisamos correr para algum lugar, apenas dar cada passo com plena consciência.

Quando somos maiores que aquilo que fazemos, nada pode nos desequilibrar.
Porém, quando permitimos que as coisas sejam maiores do que nós, o nosso desequilíbrio está garantido. 


É possível que sejamos apenas água fluindo; o caminho terá que ser feito por nós. Porém, não permitas que o leito escravize o rio, ou então, em vez de um caminho, terás um cárcere. 


Amo a minha loucura que me vacina contra a estupidez. 
Amo o amor que me imuniza contra a infelicidade que prolifera, infectando almas e atrofiando corações. 


As pessoas estão tão acostumadas com a infelicidade, que a sensação de felicidade lhes parece estranha. As pessoas estão tão reprimidas, que a ternura espontânea as incomoda, e o amor lhes inspira desconfiança.


A vida é um cântico à beleza, uma chamada à transparência.


Peço-lhes perdão, mas… DECLARO-ME VIVO!!! " Luiz Espinoza(Chamalú)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Evangelho


Marcos 3,13-19

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus subiu ao monte e chamou os que ele quis. E foram até ele. 14Então Jesus designou Doze, para que ficassem com ele e para enviá-los a pregar, 15com autoridade para expulsar os demônios. 16Designou, pois, os Doze: Simão, a quem deu o nome de Pedro; 17Tiago e João, filhos de Ze­bedeu, aos quais deu o nome de Boanerges, que quer dizer “Filhos do trovão”; 18André, Filipe, Bartolo­meu, Mateus, To­mé, Tiago, filho de Alfeu, Tadeu, Simão, o cananeu, 19e Judas Iscariotes, aquele que depois o traiu.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Evangelho!


Marcos 3,1-6

Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2011
2ª Semana Comum

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus entrou de novo na sinagoga. Havia ali um homem com a mão seca. 2Alguns o observavam para ver se haveria de curar em dia de sábado, para poderem acusá-lo. 3Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!” 4E perguntou-lhes: “E permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?” Mas eles nada disseram.
5Jesus, então, olhou ao seu redor, cheio de ira e tristeza, porque eram duros de coração; e disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada.
6Ao saírem, os fariseus com os partidários de Herodes, imediatamente tramaram, contra Jesus, a maneira como haveriam de matá-lo.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Sem amor a Lei pouco importa. Ela é morta e os que lhe são submissos estão condenados a desaparecer com ela. O que temos de praticar é o amor, a amizade e a misericórdia, para que o amor divino se manifeste em nós. Pai, sejam minhas mãos usadas somente para a prática do bem. Livra-me de mantê-las fechadas a quem precisa de minha ajuda, e de usá-las para fazer o mal.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Homenagem!

"Há pessoas que desejam saber só por saber, e isso é curiosidade; outras, para alcançarem fama, e isso é vaidade; outras, para enriquecerem com sua ciência, e isso é um negócio torpe; outras, para serem edificadas, e isso é prudência; outras, para edificarem os outros, e isso é CARIDADE!" Santo Agostinho


Ter conhecimento e buscá-lo pode não significar nada se não houver uma destinação a dá-lo! Sempre admirei pessoas que com algumas palavras podem fazer toda a diferença em nossas vidas!

Mas não palavras quaisquer! Não estou falando aqui de palavras que emocionam, ou palavras que misturadas em um discurso bonito te façam sair da realidade e esquecer onde estás!
Estou falando de palavras reais! Estou falando de palavras que te fazem refletir sua vida, que te fazem buscar algo diferente!

Essas sim podem te edificar! Palavras que vêm acompanhadas de sentimentos! Não sentimentos que te emocionem, nem sentimentos que te façam levitar! Sentimentos que te fazem pensar!

Quando encontrares essas pessoas, escutem essas palavras com atenção! Pois, as vezes, Deus está agindo por meio dessas pessoas para te atingir!

Os milagres são diários!

Padres são verdadeiros amigos para nós! Mas quando padres têm o poder dessas palavras, quando Padres percebem os milagres diários de Deus e fazem de tudo para que possamos percebermos também, eles se tornam mais do que amigos!

Posso afirmar que esses Padres são diferentes, que não se preocupam apenas em mostrar que Jesus morreu por nós e por isso temos que segui-lo! Preocupam-se para o além disso! Preocupam-se em mostrar que Deus está do nosso lado e não percebemos, Preocupam-se em mostrar que Deus nos dá todas as ferramentas para vivermos muito bem, só, muitas vezes, não as utilizamos de forma satisfatória!

Esse texto é uma homenagem merecida a um Padre que percebe que o cargo que ocupa é linha de frente na batalha de Deus para mudar a Realidade miserável de boa parte de seus Filhos. Que percebe que o milagre diário de Deus bate a nossa porta, e que precisamos enxergá-lo!

Padre Flávio espero que continue sendo esse Padre do texto, que continue a buscar conhecimento e repassá-lo! Continue a orientar, mesmo que não seja escutado, Continue a mostrar os milagres diários de Deus, mesmo que não sejam enxergados!

Continue...

O Poder de interseção!




Olá galera esse é o meu primeiro ‘post’, nada grande pra não ser cansativo. Vou estar por aqui postando notícias sobre eventos do EJC e trazendo algumas matérias interessantes pra dividir com vocês. Ítalo Gomes.




O protestantismo não se cansa de repetir que a Igreja Católica adora os Santos. Doutrina da Igreja Católica é que os Santos podem interceder por nós, e que suas orações tem grande valor aos olhos de Deus; por isto, devemos invocá-los e pedir-lhes a intercessão. Esta doutrina, baseada na Sagrada Escritura, é além disto muito racional. Os Santos não são iguais em santidade e por isto seu valor de intermediários não é o mesmo. Entre todos os habitantes da Jerusalém, a mais santa, a mais próxima de Deus é Maria Santíssima. A intercessão de Maria deve, portanto, ser mais agradável a Deus e mais valiosa para nós. São Bernardino de Siena chama Maria Santíssima a “tesoureira da graça divina”; Santo Afonso vê em Maria o “ refúgio e a esperança dos pecadores”, e a Igreja Católica invoca-a sob os títulos de “ Mãe da divina graça, Porta do céu. Advogada nossa”. Maria Santíssima é a nossa Mãe, nossa grande medianeira, pelo fato de ser a Mãe de Jesus Cristo, nosso grande mediador.


Fonte: Igreja Online




Então pessoal não vamos nos envergonhar e nem deixar de cantar louvores, bem dizer o nome de Santos e de pedir a interseção deles e de Maria Santíssima nossa Mãe!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011


(Marcos 2,18-22)

Segunda-Feira, 17 de Janeiro de 2011

O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “P or que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?”
19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.
21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Ninguém precisa ficar sabendo que estamos fazendo jejum, somente Deus, é para Ele o nosso jejum. E muito menos demonstrar tristeza e abatimento por estar jejuando. Fazer algo de bom por interesse próprio é sinal de hipocrisia, de falsidade. E era essa prática com a qual Jesus Cristo não concordava. Os fariseus praticavam o jejum e continuavam oprimindo o próximo, e isso Jesus rejeitava.
Quem sabe não precisamos fazer um jejum por todas as nossas atitudes mesquinhas e até nós mesmos? Deus quer que tenhamos um coração puro, sincero e humilde. Façamos um jejum que nos deixe em maior sintonia com Deus, para que sejamos sempre por Ele orientados.




sábado, 15 de janeiro de 2011

Evangelho


(João 1,29-34)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 29João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. 30Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. 31Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.
32E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. 33Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. 34Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus!”

O discernimento dado pelo Espírito a João Batista nos faz compreender a grandiosidade da promessa feita por Deus a todos nós, de enviar o seu filho para a remissão dos pecados. Tendo permanecido na terra por um período relativamente curto, Jesus não é só tempo passado, é presente e futuro também. Através do Espírito Santo está sempre agindo em nossas vidas, batizando-nos com água viva descida do céu.

Jovens Santos = D!


“não quero ser santa pela metade, escolho tudo” Santa Terezinha.

É incrivel a audacia de Santa Terezinha ao fazer uma afirmação dessas. Mas, porque audacia, se Deus nos fez Jovens e Capazes? Então que Nada, audacia Nada! Muita confiança e fé, isso sim!

E é esse o convite que Deus tem para nós, de santidade, de renuncia, que nós escolhamos por Ele, que morramos “para o corpo”, para que assim possamos encontrar a VIDA EM ABUDÂNCIA?

Mas, como ser santo nos dias de hoje? No mundo atual? É ate assustador!

Mas, sim, devemos ser Santos de Jeans, jovens descolados, que numa batalha diaría, escolhamos pela luz, e assim, sigamos o nosso Espírito, que é chamado a perfeição da Semelhança de Deus!