quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Cristo, o Único Caminho


Como você pode acreditar em um Deus que é tão intolerante que providenciaria somente um único caminho de salvação para um mundo. Quem é esse Deus?
Eu não sei porque Deus não nos deu cinco salvadores ou quinze caminhos religiosos para satisfazê-Lo. Eu não conheço a resposta para essa questão.
Eu devo propor uma situação hipotética. Suponha que existe Deus. Inicia-se essa suposição. E suponha que Deus é totalmente, absolutamente santo. E suponha que esse Deus, não por uma mera necessidade para si mesmo, mas por absoluto amor e bondade cria um mundo. E Ele habita-o com vasto tipo de animais e plantas, e então quando Ele termina seu corado ato da criação, que é uma criatura que Ele molda em sua própria imagem e sopra a essa criatura seu próprio fôlego e dá a essa criatura preeminência sobre toda criação, domínio sobre todo mundo e dá-lhe a tarefa de espelhar, refletir, o próprio caráter de Deus. (Gn 1.27,-30; 2.7)
E Deus gratuitamente enche-lhe de todo tipo de benefícios, mas lhe dá uma restrição que era de não tocar ou comer o fruto proibido, e então Deus volta e suponha que essa criatura totalmente ingrata que deve a seu criador tudo, se vira e agarra isso por querer igualdade com seu Criador, e abertamente, obstinadamente desafia a lei de Deus, e Deus lhe diz que pelo o que fez ele iria morrer. (Gn 2.16-17; 3)
E suponha então que Deus tenha apagado a humanidade da Terra. Isso teria sido perfeitamente justo. Não teria?
Mas suponha que Deus estava tão paciente, tão bondoso, e ele diz: Eu cobrirei a nudez dessa criatura e eu providenciarei um caminho de salvação para ela e prometerei tirar esse pecador ingrato de sua desesperada condição. Eu vou enviar a esse povo que rejeitou tudo que eu fiz por eles meu único Filho, e Eu vou levar os pecados do meu povo e transferi-los para as costas do meu próprio Filho, que é perfeitamente correto, perfeitamente justo. (Jo 3.16; Is 53)
E eles matam...
O Filho. Jesus Cristo.
E Deus diz: Ok! Está certo! Vocês mataram Ele. Mas se vocês somente colocarem a confiança nele, e honrá-lo, eu os perdoarei de todo pecado cometido contra Mim e contra Ele. E darei a vocês vida eterna, onde não haverá mais morte, lágrimas, perversidade, dor, sofrimento, e vocês viverão para sempre e eterna felicidade. Mas meu único pedido é que vocês honrem Aquele que morreu em seu lugar. Buda não morreu por você. Moisés não morreu por você. Maomé não morreu por você. E eu peço-lhes que honrem e sigam meu único Filho. (Romanos 3.25; 5.1, 10; 2 Co 5.18 – 21; Cl 1.20-22)
Você ousaria se levantar diante de Deus no dia do julgamento e dizer: “Deus você não fez o suficiente.” Você olharia para o rosto de Deus e diria: “Um único caminho de salvação não é suficiente?”
Como vamos escapar se negligenciamos tão grande salvação. (Hebreus 2.3)
Amado, eu não acho que as pessoas que acreditam em Cristo são tão melhores do que pessoas que acreditam em algo também, eu não estou falando em superioridade de pessoas. Mas eu estou certo de que magoa o Deus Todo-Poderoso ouvir algum humano fazer sempre menção de Buda como o mesmo fôlego de que Jesus Cristo. Porque só Cristo é sem pecado (1 Pe 2.22). Buda foi um pecador, Buda não pode salvar a si mesmo tampouco alguém também. Maomé foi um pecador e Maomé nunca salvou ninguém. Só Cristo é sem pecado, só Cristo tem oferecido uma expiação, só Cristo tem providenciado Redenção para nós. (Atos 4.12)
Se isso não suficiente para você. Se isso é restrito demais. Então vá por seu próprio caminho, mas esse é o único Caminho que Deus providenciou.
Você o escolhe ou perece.



R.C. Sproul – “Christ the Only Way

6 comentários:

  1. Do nosso ponto de vista(católico) está corretíssimo! Até porque a quem muito foi dado, muito será exigido! Nós só temos um caminho para salvação! Só esse e pronto!

    O problema(minha visão) é que não podemos comparar religiões, e nem julgar quem toma caminhos diferentes!
    São visões diferentes, não existe comparação! Cada religião tem seu próprio caminho, tem sua própria fé!
    Para os Judeus o Salvador ainda não veio, para os islâmicos todos somos infiéis, e ai quem está certo nessa confusão?
    O correto é nós buscarmos nossa salvação da maneira que nossa fé propaga e parar de comparar as religiões!
    A Biblia só é fundamento para nossa religião! Eu garanto que as outras religiões conseguem fazer um texto parecido com esse e mostrando que a deles é a certa, pois vão se fundamentar em seus respectivos livros!
    Então comparar religião não é possível, cada um no seu quadrado!

    ResponderExcluir
  2. E outra colocar palavras na boca de Deus já é demais, "estou certo que algo magoa a Deus", quem sabe o que magoa ou não a Deus? Quem na face da Terra, em sua infinita limitação pode dizer que Deus se magoa ou não?
    O nosso grande problema é não aceitar a diversidade dos outros, o que é diferente incomoda! Só nós estamos certos! Pois nós conhecemos a Deus profundamente! Putz, quem somos nós pra afirmar tal coisa?
    Pessoal paremos de comparar religião e ainda mais comparando com base só na Biblia! Garanto a vocês que se forem ao Oriente Médio irão sentir o mesmo preconceito que uma outra religião qualquer sente no Mundo Ocidental!

    ResponderExcluir
  3. Espero que me compreendam e não me julguem mal nos meus comentários!

    Eu sigo o que o cara do texto falou! Só um caminho, creio em Jesus, e busco minha salvação na Fé Católica!

    SÓ acho errado comparar religiões pois é impossível! E pra mim isso é ser Intolerante!

    Fiquemos com nossa fé e respeitemos a fé dos outros! Pois se fosse o contrário e vocês vissem em um texto que Maomé não pode ser comparado a Jesus, garanto que ficariam indignados!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o posicionamento do Diego, mas NA MINHA OPNIÃO, queria que fosse compreendido também que como cristã católica devo evangelizar conforme a crença que sigo. Não estou querendo dizer que temos que " enfiar na cabeça dos outros" que Jesus é o único Salvador, por exemplo, mas também não deixar as coisas soltas. Claro que deve haver respeito entre as pessoas que possuem fé diferente da nossa, mas nem por isso vou deixar ser omissa e não fazer o que o próprio Jesus nos indica: "ide e pregai o evangelho a toda criatura". Existe uma grande lacuna entre evangelizar respeitosamente e impor crenças.

    ResponderExcluir
  5. Texto muito bom.

    É aquela velha história: Deus sem mim continua sendo Deus e você sem Deus o que é? Naaaada.

    ResponderExcluir
  6. Assim Raquel, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa totalmente diferente!

    EU SOU CONTRA AS COMPARAÇÕES DE RELIGIÕES! Acho que isso causa o ódio religioso!

    Agora quanto a Evangelização essa deve ser feita sim(tempos atrás me confundia um pouco em relação a essa parte)
    Agora me respondam, pra Evangelizar eu preciso comparar? Pra Evangelizar eu preciso citar santos de outras religiões? Pra Evangelizar eu realmente preciso dizer que outras Religiões são erradas?
    Se eu precisar, algo no que estou fazendo está errado! Pois começar a Evangelização de pessoas mostrando erros, ódio, nunca da certo! Porque não mostrar AMOR, COMPREENSÃO!

    Então mais uma vez, sou contra comparar Religiões, Jesus a Maomé, Jesus a Buda! Pois isso é incomparável! Pois uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa completamente diferente!

    ResponderExcluir