sábado, 15 de janeiro de 2011

Evangelho


Sábado, 15 de Janeiro de 2011
1ª Semana Comum - Nossa Senhora – 1


— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 13Jesus saiu de novo para a beira mar. Toda a multidão ia a seu encontro, e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Levi se levantou e o seguiu.
15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam.
16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: “Por que ele come com cobradores de impostos e pecadores?”
17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: “Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores”.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.


Na perspectiva deste texto, Jesus é o amor de Deus que se faz pessoa e que vem ao encontro dos homens – de todos os homens – para os libertar da sua miséria e para lhes apresentar essa realidade de vida nova que é o projeto do “Reino”. A solicitude de Jesus para com os pecadores mostra-lhes que Deus não os rejeita, mas os ama e convida-os a fazer parte da sua família e a integrar a comunidade do “Reino”.


2 comentários:

  1. A Palavra de Deus é tão poderosa,pode tocar tão profundamente o coração, que até o maior dos ladrões, ao ouvi-la, não ficará indiferente, tal como aconteceu a Mateus. Se nos atrevemos a verdadeiramente escutá-la, ela nos fará seguir Jesus e compartilhar a mesa, a eucaristia, com ele.Mas ao mesmo tempo a Palavra de Deus é tão desconcertante que, como aos fariseus , às vezes podemos não saber o que fazer nem o que dizer, até nos escandalizar-mos. Quando isso acontecer,bom será que tenhamos a capacidade de perguntar a Jesus em oração, ao invés de se manter preso à crítica farisaica.

    ResponderExcluir
  2. É realmente fantastica, a Misericordia de Deus!
    E é um acalento aos nossos corações, ver que mesmo nas nossas terriveis limitações e misérias, somos preciosos e amados pelo Rei!

    ♫ Um Deus Infinito que por Amor se Deixa alcançar!'

    ResponderExcluir